PR apela à nação no Dia da Criança: “Quem ama cuida!”

20

Em mensagem alusiva ao Dia Internacional da Criança, o Presidente da República, José Maria Neves, desafiou a nação cabo-verdiana a uma profunda reflexão sobre o presente e o futuro das crianças do país. O chefe de Estado destacou a necessidade de ações concretas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento pleno de todas as crianças cabo-verdianas.

“1 de junho é o Dia Internacional da Criança, é um tempo que nos interpela a todos, pensar nas crianças em Cabo Verde, na educação, na saúde, na segurança social e nas outras prestações sociais, para melhorarmos definitivamente as condições de vida das nossas crianças”, declarou o Presidente.

José Maria Neves alertou para a urgência de combater os fenómenos sociais que ameaçam a segurança e o desenvolvimento das crianças, como a violência de género, a violência sexual contra menores e a maternidade e paternidade irresponsáveis. “E é precisamente por isso que este dia nos interpela a todos, porque se as crianças são o futuro do nosso país, devemos, no presente, cuidar delas com muito amor, com muito engajamento cívico, para podermos construir uma sociedade mais sã”, enfatizou.

O Mais Alto Magistrado da Nação defende a necessidade de aumentar os investimentos em educação, saúde e segurança social, com foco especial nas crianças com deficiência e portadoras de necessidades especiais. “Vale a pena, pois, neste 1 de junho, pensarmos em como aumentar os investimentos para termos uma educação de muito mais qualidade para as nossas crianças, adolescentes e jovens, para termos mais e melhor saúde, mais e melhor segurança social e para cuidarmos melhor das crianças com deficiência e portadoras de necessidades especiais”, afirmou.

José Maria Neves concluiu a sua mensagem com um apelo à ação e ao cuidado: “É preciso reafirmar sempre que quem ama cuida e temos de cada vez mais melhorar os cuidados em relação às nossas crianças. Feliz Dia da Criança a todas as cabo-verdianas e a todos os cabo-verdianos e, particularmente, às nossas crianças.”

Confira a mensagem, aqui, no vídeo, e na versão escrita, no seguinte link: