Mensagem de Sua Excelência, o Presidente da República, José Maria Neves, por ocasião do 1 de Junho, Dia da Criança

18
  • 1 de junho é o Dia Internacional da Criança, é um tempo que nos interpela a todos. Pensar nas crianças em Cabo Verde, na educação, na saúde, na segurança social e nas outras prestações sociais, para melhorarmos definitivamente as condições de vida das nossas crianças. Mas, também, é tempo de pensar em alguns fenómenos sociais como a violência com base no género, a violência sexual contra menores e a maternidade e a paternidade irresponsáveis. E é precisamente por isso que este dia nos interpela a todos, porque se as crianças são o futuro do nosso país, devemos, no presente, cuidar delas, com muito amor, com muito engajamento cívico, para podermos construir uma sociedade mais sã.

Vale a pena, pois, neste 1 de junho, pensarmos em como aumentar os investimentos para termos uma educação de muito mais qualidade para as nossas crianças, adolescentes e jovens, para termos mais e melhor saúde, mais e melhor segurança social e para cuidarmos melhor das crianças com deficiência e portadoras de necessidades especiais. Então, temos de trabalhar e agir neste presente para que a sociedade cabo-verdiana seja cada vez mais sã, mais inclusiva e com mais oportunidades para todas as nossas crianças.

É preciso reafirmar sempre que quem ama cuida e temos de cada vez mais melhorar os cuidados em relação às nossas crianças.

Feliz Dia da Criança a todas as cabo-verdianas e a todos os cabo-verdianos e, particularmente, às nossas crianças.