Presidente da República faz balanço positivo de visita à Itália

15

O Presidente da República, José Maria Neves, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Júlio Vera Cruz, para o Primeiro Jornal da RCV, na qual fez um balanço muito positivo da sua recente visita a Itália, que terminou neste domingo com um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Roma. Na entrevista, o Presidente destacou o encontro com o Papa Francisco e o reforço das relações com a Santa Sé, mencionando a possibilidade de maior projeção para a comemoração dos 500 anos da criação da diocese de Santiago de Cabo Verde e a redinamização do processo de canonização do negro Manuel.

Durante a visita, Neves também esteve na sede da FAO, onde discutiu o potencial de Cabo Verde na economia azul e a continuidade da cooperação com a FAO em áreas como a agricultura, mobilização de água, alimentação e meio ambiente. O diretor-geral da FAO elogiou o progresso de Cabo Verde e o sucesso da parceria entre as duas entidades.

O Presidente da República, também, ressaltou a importância da preservação do patrimônio natural e cultural da África, tema discutido com a FAO em sua função de Champion para a Preservação do Patrimônio Natural e Cultural de África e Patrono da Década do Oceano.

Além disso, José Maria Neves teve encontros importantes com a Fundação Santo Egídio e a Fundação Lélio Basso, focados na paz e na solução negociada de conflitos, destacando o contributo que essas fundações e Cabo Verde podem dar ao continente africano.

O Mais Alto Magistrado da Nação encontrou-se, ainda, com as comunidades cabo-verdianas em Nápoles e Roma. Durante essas reuniões, os emigrantes expressaram o seu contentamento com a presença do Chefe de Estado e apresentaram reivindicações sobre transportes, segurança, desburocratização e simplificação do atendimento público. Neves reafirmou o seu compromisso em estar próximo da diáspora e em ouvir as suas demandas.

Confira a entrevista, na íntegra, e algumas imagens desta importante visita de trabalho do Presidente Neves: