Presidente da República participa na Conversa Aberta sobre “Atlântico vs. Aquecimento Global vs. Cinema”

3

Sua Excelência, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, é o convidado da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde para uma Conversa Aberta sobre o tema “Atlântico vs. Aquecimento Global vs. Cinema”, que acontece na Escola Secundária Abílio Duarte, no Palmarejo, às 11h00, evento esse do qual o Chefe de Estado é também alto patrocinador.

Na qualidade de Patrono da Década do Oceano e de Champion Para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano, Sua Excelência, o Presidente da República, José Maria Neves, participará neste evento, que será uma oportunidade única para discutir questões cruciais relacionadas com o impacto das mudanças climáticas nos oceanos e a sua representação no cinema. Recentemente, no “DjarFogo International Film Festival”, o Presidente Neves realçou a importância do cinema enquanto poderosa plataforma de sensibilização e educação, podendo desempenhar um papel fundamental na conscientização da sociedade sobre os desafios que afetam a humanidade, tendo feito referência a esta Conversa Aberta como uma importante iniciativa para chamar a atenção para a problemática ambiental.

Como Patrono da Década do Oceano e Champion Para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano, o Presidente José Maria Neves tem sido uma voz incansável nessa luta, promovendo e aliando-se a diversas iniciativas fundamentais na sua nomeação, tanto pela UNESCO (Patrono), como pela União Africana (Champion), para a sensibilização da sociedade para os desafios ambientais.

A título de exemplo, o Presidente tem promovido ativamente as Conferências da Década do Oceano, com a última edição realizada na ilha do Sal este ano, onde foram discutidas estratégias para a preservação dos oceanos. Ainda na qualidade de Patrono, também participou na Conferência da Década do Oceano da UNESCO em Barcelona, onde destacou a necessidade de uma ação global coordenada para enfrentar os desafios ambientais que não conhecem fronteiras.

Além disso, o Presidente tem mantido contactos próximos com ONGs ambientais, recebendo-os em audiência e visitando projetos. Em 2022, por exemplo, visitou o projeto da ONG Lantuna, dedicado à preservação das aves marinhas e do ecossistema do parque natural da Baía do Inferno e do Monte Angra. Também, a convite do Projeto Vitó, Neves visitou a Reserva Integral dos Ilhéus do Rombo. Na ocasião, o Mais Alto Magistrado da Nação defendeu um olhar mais atento aos ilhéus e à sua integração na administração do território nacional.

Em São Vicente, visitou as instalações da Biosfera para inteirar-se dos seus projetos. Em Santo Antão, foi conhecer o trabalho da Terrimar, ONG dedicada à preservação das tartarugas marinhas. Durante a viagem no percurso Santo Antão-São Vicente, parte da excursão Darwin 200, a bordo do veleiro holandês Oosterschelde, o Presidente teve a oportunidade de participar numa expedição científica que recriava o percurso de Charles Darwin, passando por Cabo Verde, e que levou às suas principais descobertas que viriam a originar a teoria da evolução das espécies. Isso, sem esquecer um “side event” na ilha da Boa Vista, da Conferência da Década do Oceano Sal 2024, sobre a importância dos tubarões no ecossistema marinho, em parceria com a ONG Sphyrna.

José Maria Neves tem sublinhado a necessidade de um olhar diferenciado para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), propondo a conversão das suas dívidas em financiamento para projetos ambientais, dada a sua vulnerabilidade ao aumento do nível do mar e à poluição dos oceanos, cujos principais responsáveis são os países mais desenvolvidos.

A participação do Presidente Neves neste evento reforça o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável para Cabo Verde e o mundo.