PR José Maria Neves recorda Norberto Tavares, o mensageiro de um “Kabu Verdi di Speransa”

7

O Presidente da República, José Maria Neves, participou no ato de lançamento do livro “Músicas de Speransa pa Cabo Verde” (músicas de esperança para Cabo Verde, em português), esta quinta-feira, no Paços do Concelho em Assomada, tendo o Chefe de Estado realçado a grandeza do legado desta figura marcante de Santa Catarina e de Cabo Verde. Não obstante os condicionalismos da sua época, “Norberto abriu as suas próprias avenidas” para um percurso notável enquanto músico e ativista cultural. Ele era, nas palavras de Neves, um mensageiro de paz, união e democracia, temas sempre presentes nas suas composições.

Norberto sonhava e cantava um “Kabu Verdi di Speransa”, inspirando muitos cabo-verdianos e, nos dias que correm, o seu legado continua a ser uma fonte de inspiração para as gerações atuais, frisou Neves.

A abrilhantar o evento esteve o grupo Tropical Power, banda formada por Norberto, nos Estados Unidos onde vivia e onde viria a falecer, vítima de doença prolongada, em 2010, liderada pelo irmão do homenageado, António Tavares, ele que é presidente da Fundação Norberto Tavares, que fizeram lembrar algumas das principais composições de Norberto, entre as quais “Nos Kabu Verdi di Speransa”.

O livro “Músicas de Speransa pa Cabo Verde”, contendo 48 de 50 composições inéditas do saudoso artista e ilustre filho de Santa Catarina onde nasceu, é uma iniciativa da Fundação Norberto Tavares, visando promover e ampliar o seu legado.

De acordo com os promotores da iniciativa, os fundos da venda do livro serão canalizados para a edificação de um projeto de Escola de Música Norberto Tavares, em Assomada, na sua terra natal.
Esta sexta-feira, será a vez de a cidade da Praia acolher o lançamento da referida obra e no sábado o Tarrafal.