“Acho que é muito bom, nestes tempos difíceis e conturbados de hoje, é importante o diálogo, o encontro entre culturas, para que haja o diálogo entre todas essas diversidades existentes no mundo para o conhecimento mútuo, para o respeito mútuo e para a busca de soluções conjuntas para o futuro. É extraordinário e é muito bom nestes tempos de transição que estamos a viver.” Com estas palavras, José Maria Neves resumiu a experiência da receção, esta tarde, a um grupo de 50 estudantes brasileiros no Palácio do Platô.
Os estudantes, provenientes de diversas regiões do Brasil, estão em Cabo Verde no âmbito do programa Caminhos Amefricanos, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial do Brasil em parceria com a Universidade de Cabo Verde. O objetivo do programa é fomentar a troca de conhecimentos e experiências no combate ao racismo e na valorização da História, Cultura e Diáspora Africana.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio do Platô e participar numa conversa de quase uma hora com José Maria Neves sobre variados temas, entre os quais a atual conjuntura política mundial, o racismo e a multiculturalidade. O Presidente Neves encorajou estes estudantes a aproveitarem o momento e conhecerem o que Cabo Verde tem de melhor, que é a sua gente e a sua cultura.
O nosso país, destacou o Chefe de Estado, é um exemplo do futuro da humanidade, de um mundo multirracial rico e diversificado, lembrando que Cabo Verde, desde sempre, tem funcionado como um ponto de encontro e diálogo cultural entre povos e civilizações e que está na origem desta nação singular crioula que é Cabo Verde, promovendo maior compreensão mútua entre os povos.
Veja aqui as rápidas considerações do Presidente José Maria Neves, no final da visita: