O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu em audiência a representação da UCID, liderada pelo seu presidente João Santos Luís, para os Cumprimentos de Ano Novo. Durante o encontro, Santos Luís partilhou as preocupações da UCID em relação ao estado atual do país, considerando que Cabo Verde não está a crescer como deveria e aponta para problemas em setores como a saúde, a educação, a segurança, a justiça e a economia. Uma das soluções, diz, passa por um equilíbrio político nacional “para que Cabo Verde possa crescer e desenvolver-se de forma mais eficaz”.
Em entrevista à comunicação social, o líder da UCID sublinhou que as políticas atuais do governo não têm sido eficazes em resolver esses problemas, afetando negativamente a vida dos cabo-verdianos.
Santos Luís mencionou que o setor económico é particularmente preocupante, com queixas de empresários sobre a carga fiscal e políticas de investimento que não favorecem o crescimento. O responsável do partido também destacou a “falta de diálogo do governo” com os restantes atores políticos, incluindo a UCID, e apelou para uma maior colaboração para o desenvolvimento do país.
O presidente da UCID também abordou a questão da justiça, mencionando o caso de Amadeu Oliveira e expressando a esperança de que a situação seja resolvida em breve.