Presidente da República salienta necessidade de se combater a pobreza, a exclusão social e todas as formas de violência

57

Presidente da República salienta necessidade de se combater a pobreza, a exclusão social e todas as formas de violência

O Presidente da República, José Maria Neves, concluiu na manhã desta segunda-feira, 20 de dezembro, um périplo por algumas instituições de cariz social e que começou ontem com uma visita informal à Fazenda Boa Esperança, passando, hoje, pelo Centro socioeducativo Orlando Pantera e pela Direção Nacional das Aldeias SOS e a aldeia SOS de São Domingos.

O objetivo, é chamar a atenção para a necessidade de sensibilização da sociedade para o combate à pobreza, à exclusão social e a todas formas de violência, sobretudo a violência contra menores e com base no gênero. O presidente Neves avançou ainda ter visitado no início da manhã um abrigo para vítimas de violência com base no gênero.

“Precisamos acelerar o ritmo de desenvolvimento do nosso país, mas o desenvolvimento é um ato de cultura e quando temos crianças abandonadas, quando temos a violência sexual contra menores, quando temos a violência com base no gênero, nos níveis que temos em Cabo Verde, temos de nos preocupar, temos de sensibilizar a sociedade para ultrapassarmos estas questões e podermos dar o salto que é necessário dar no processo global de desenvolvimento”. E acrescenta que “desenvolvimento significa “menos pobreza, menos exclusão social, menos violência, temos de ter uma sociedade de amizade e de paz em todas as ilhas”, afirma o Presidente Neves.

José Maria Neves enaltece a importância dessas instituições que trabalham na proteção das camadas mais frágeis e/ou menos favorecidas e cita o exemplo das Aldeias SOS que nos 37 anos da sua existência “faz um trabalho extraordinário” no empoderamento das famílias, de apoio às crianças com dificuldades ou de pais vulneráveis e é uma grande luz que nasce aqui em Cabo Verde com a institucionalização das aldeias SOS…”.

Outrossim, os elevados índices de maternidade e paternidade irresponsável é outro “indicador de subdesenvolvimento” e que é preciso combater, afirma o Presidente da República.

Mais uma vez, o Presidente sublinha a responsabilidade de toda a sociedade, Estado, empresas, instituições religiosas, ONG´s e cidadãos em geral, “a começar pelas famílias”, no combate a estes males sociais.

Fotos das visitas à Direção Nacional das Aldeias SOS e à Aldeia SOS de São Domingos.