PR: Entrega de Espécime de Lagarto Gigante à UTA é Chamado à Preservação Ambiental

11

Numa cerimónia simbólica no campus da UTA em Ribeira de Julião, o Presidente da República, José Maria Neves, entregou hoje o último exemplar conhecido do lagarto gigante “Chioninia Coctei”, conservado em formol, à coleção da Universidade Técnica do Atlântico (UTA). No seu papel de Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, o Chefe de Estado destacou a importância de proteger a biodiversidade de Cabo Verde, especialmente as espécies em risco de extinção, e de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que afetam gravemente o arquipélago.

José Maria Neves reforçou, no discurso e em entrevista, que este ato é um chamado a todos os cabo-verdianos para se unirem na preservação do património natural. Enalteceu ainda o trabalho de investigadores, universidades e organizações não governamentais na conservação de espécies e no combate às alterações climáticas.

O espécime, recolhido em 1902 pelo príncipe Alberto I do Mónaco e devolvido a Cabo Verde em 2017, é a partir de agora cedido, a título provisório, para o projeto BioCatalog da UTA, mantendo o Estado, entretanto, o direito de propriedade.

O projeto, liderado pelos biólogos Rui Freitas e Evandro Lopes, visa catalogar espécies e incentivar a permanência de recolhas científicas no país, sendo considerado um marco para a ciência cabo-verdiana.

Confira a entrevista do PR, aqui, ou veja o discurso na íntegra, nos vídeos, a seguir: