O Presidente da República José Maria Neves, presidiu, por vídeo mensagem, a VII Semana de Reflexão sobre Violência Baseada no Género, promovida pela Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), que decorreu nesta terça-feira, na ilha da Boa Vista. No centro da sua intervenção, José Maria Neves sublinhou a importância de alargar o debate sobre a violência baseada no género, para além das suas vítimas e denunciantes, e convocar a sociedade em geral e, em particular, os homens. O Chefe de Estado realçou ser “urgente que o combate à violência baseada no género também inclua o questionamento e a transformação dos papéis de género, particularmente no que toca à masculinidade”.
A verdade, reflete, “é que, ao longo do tempo, o homem tem estado pouco enquadrado nas discussões sobre a igualdade de género e, por vezes, as masculinidades são construídas sobre valores de dominação, controle e silenciamento das emoções.”
A escolha da Boa Vista foi destacada pelo Chefe de Estado como um ato de “valor simbólico e estratégico”, dada a sua profunda transformação social e o crescente fluxo migratório, que acentua a vulnerabilidade de mulheres e crianças migrantes.
O Presidente apelou à urgência de “políticas públicas sensíveis ao género, culturalmente informadas e territorialmente adaptadas”. José Maria Neves reforçou que “É tempo de reformular esta realidade. É tempo de educar os nossos rapazes para a empatia, o cuidado, o respeito e a não-violência. Trabalhar as masculinidades é trabalhar a paz, é preparar uma nova geração de homens conscientes dos seus direitos e responsabilidades, capazes de se relacionar com as mulheres em pé de igualdade e de forma harmoniosa.”
José Maria Neves reitera o seu compromisso em continuar a ser parte ativa nesse esforço coletivo, de promoção de comunidades seguras, respeitadoras da diversidade e promotoras da equidade como condição essencial para a construção “do Cabo Verde com que sonhamos, moderno, próspero e justo.”
Confira, no vídeo, e na versão escrita, no link, a seguir, o discurso do PR, na íntegra: https://presidencia.cv/arquivo/12802