Presidente da República convida homólogo do Burkina Faso a visitar Cabo Verde

47

O Presidente da República, José Maria Neves, foi recebido este sábado, em Ouagadougou, pelo seu homólogo do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, com os dois Chefes de Estado a assinalarem a vontade em reforçar as relações entre os dois países, tanto no quadro da CEDEAO quanto no plano bilateral. Desde logo, o Presidente Neves convidou o Presidente Kaboré a visitar Cabo Verde já em 2022.

O que estava programado como uma mera escala técnica de 20 minutos na capital burkinabé, a caminho de Abuja para a Cimeira da CEDEAO, poderá vir a revelar-se como um importante capítulo no reforço das relações entre os dois estados.
O Presidente Kaboré surpreendeu o Chefe de Estado de Cabo Verde com uma calorosa receção no aeroporto internacional Thomas Sankara, no dia em que o Burkina Faso comemora a sua Independência, dando um toque ainda mais especial a esse encontro.
Durante cerca de 30 minutos, os dois presidentes abordaram a vontade e a necessidade de reforçar as relações entre os dois países e debruçaram-se sobre o desafio do combate à insegurança e terrorismo na sub-região que, inclusive, impede os burkinabés de celebrar com “mais luz” mais um aniversário da sua independência.