O Presidente da República, José Maria Neves, recebe nesta quarta-feira, 9 de julho, no Palácio do Platô, às 12h00, os irmãos Julius e Vanessa Britto, cabo-verdianos de segunda geração e proeminentes membros e líderes, nas suas áreas de atuação, da comunidade cabo-verdiana em New Bedford e Rhode Island onde residem, respetivamente, nos Estados Unidos, no Palácio, e que fazem parte de um importante contingente de cabo-verdianos da Diáspora que se deslocaram ao país para participar nas comemorações dos 50 Anos da independência nacional. Ambos participaram no encontro promovido pelo Presidente com cerca de uma centena de emigrantes e descendentes no passado domingo, 6 de julho, no âmbito das celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.
Julius Britto, cuja família emigrou para os Estados Unidos da América nos finais do Século XIX, oriunda de Ribeirão Manuel (Rubon Manel), ilha de Santiago, atrás do sonho americano, teve desde sempre uma forte consciência patriótica e forte ligação histórica com o país de origem, tendo feito parte dos quadros do PAIGC e testemunhado, in loco, a declaração da Independência aos 25 anos de idade.
Este encontrou desde sempre o seu propósito na promoção e preservação da história e, há quase meio século tem se destacado na mobilização para a reabilitação do histórico Schooner Ernestina-Morrissey, o navio Ernestina como é conhecido entre nós, um grande símbolo da emigração cabo-verdiana para as “terras do tio Sam”. Desde então, com um grupo de pessoas, fundou a Schooner Ernestina-Morrissey Association (SEMA), que ajudou a arrecadar mais de duas dezenas de milhar de dólares que serviram para recuperar o navio que está pronto para se lançar no mar.
Atualmente Presidente da SEMA, Julius lidera o projeto que pretende promover o regresso do histórico veleiro a Cabo Verde em 2027, um símbolo da emigração e da conexão entre os dois países, promovendo, dessa forma, a rica herança cabo-verdiana no seio da comunidade e entre os norte-americanos. A Associação lançou um fundo que pretende arrecadar dois milhões de dólares para financiar esta viagem, de grande simbolismo, de regresso do navio Ernestina às Ilhas.
Vanessa Britto, por sua vez, é uma conceituada médica Interna, ela que atua como Vice-Presidente Associada da vida no Campus e Diretora Executiva de Saúde e Bem-Estar da famosa Universidade de Brown. Tem se destacado, portanto, na área da saúde e da Formação Superior, contribuindo enormemente para a projeção positiva da nossa Comunidade nos EUA e representa um valioso recurso para o desenvolvimento de mais intercâmbio de conhecimentos e experiências que podem impulsionar o desenvolvimento social e de saúde em Cabo Verde.
Aliás, ela chegou a integrar e/ou mesmo liderar três missões médicas a Cabo Verde, uma na ilha do Fogo e duas na ilha de Santiago, a última em novembro passado à frente de uma delegação que envolveu estudantes da Brown University e que, na ocasião, foram recebidos pelo Chefe de Estado.
A pronta abertura do Presidente da República em receber esses dois distintos membros da nossa comunidade nos EUA, é demonstrativo da sua determinação em contribuir para o contínuo estreitar dos laços entre as Ilhas e a nossa Diáspora, fortalecendo o conceito da Nação Global cabo-verdiana, tendo a Diáspora como um bem estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde.