Presidente da República Felicita edil e Bravenses pelo Dia do Município e de São João Batista, padroeiro da Brava

36

O Presidente da República, José Maria Neves, enviou uma carta ao Presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, por ocasião do Dia do Município e das celebrações de São João Batista, que se realizam amanhã, 24 de junho. Na missiva, o Chefe de Estado felicita calorosamente todos os bravenses, tanto os residentes na ilha como os da diáspora, e reflete sobre os desenvolvimentos recentes e os desafios que ainda persistem na Brava.

“Quero associar-me às celebrações e desejar os maiores sucessos, a si, Dr. Francisco Tavares, bem como aos eleitos locais e à população bravense”, expressou o Presidente Neves, destacando a importância das festividades para a comunidade.

José Maria Neves referiu-se às adversidades que o município enfrentou nos últimos anos, nomeadamente as chuvas de setembro de 2023, que causaram danos significativos e deixaram comunidades isoladas. “Congratulo-me com algumas medidas tomadas para repor a normalidade e com a atenção tanto do Governo, como da edilidade, visando a melhoria de acessibilidades e condições de vida das famílias.”

Apesar dos avanços, o Presidente reconheceu que ainda existem desafios, particularmente no que diz respeito à conectividade dos transportes marítimos. “Os problemas estruturais do Município da Brava, relacionados com a conectividade dos transportes marítimos, ainda permanecem, mantendo os constrangimentos à competitividade e ao crescimento económico da ilha.”

José Maria Neves destacou as potencialidades da ilha em várias áreas, sublinhando que, com uma aposta forte no turismo, na agricultura, no agronegócio e na cultura, a Brava pode alcançar um desenvolvimento significativo. “A ilha possui ativos importantes para reforçar a sua forte vocação para atrair um turismo diferenciado de alto valor acrescentado, podendo ser determinante na captação de investimentos para o crescimento do país.”, reflete o Chefe de Estado.

O Presidente Neves não esquece as reivindicações dos munícipes e do edil, incluindo a necessidade de uma nova delegacia de saúde e a retomada das ligações marítimas diárias com Fogo e Brava. “Espero que esses e outros projetos em carteira se concretizem para o benefício da população.”, augurou o Mais Alto Magistrado da Nação.

Ao concluir a carta, José Maria Neves expressou os seus votos de alegria e paz para as comemorações. “Nesta hora que é de festa, felicito de forma calorosa todos os bravenses, no país e na nossa imensa Diáspora, e expresso o meu desejo de que estas comemorações decorram num clima de muita alegria e paz.”

O Presidente reafirma o seu compromisso e apoio contínuo ao desenvolvimento da Brava e deseja que a ilha continue a progredir, superando os desafios e aproveitando as oportunidades que se apresentam.