PR felicita Guiné Bissau pela nomeação dos Bijagós a Património da Humanidade e convida o país a participar na IV Conferência da Década do Oceano.

5

No final da tarde, o Presidente da República, na qualidade de Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano e Patrono da Década do Oceano pela UNESCO, recebeu em audiência o Ministro do Ambiente da Guiné-Bissau, Viriato Cassamá, e a Diretora-Geral do IBAP, Aissá Regala de Barros. O encontro teve como propósito felicitar a Guiné-Bissau pela recente nomeação do arquipélago dos Bijagós a Património Natural da Humanidade pela UNESCO.

Na ocasião, o Chefe de Estado cabo-verdiano, enquanto Patrono da Década do Oceano, formalizou o convite à Guiné-Bissau, prontamente aceite, para participar na 4ª Conferência da Década do Oceano, a ser promovida pelo Presidente José Maria Neves na ilha do Fogo, em outubro, e para apresentar a sua experiência de sucesso.

O Presidente da República expressou a sua satisfação pela conquista histórica, enaltecendo o trabalho notável desenvolvido pelos técnicos sob a liderança do Ministro Cassamá e da Diretora-Geral do IBAP.

Por sua vez, a parte guineense sublinhou o apoio de Cabo Verde e o empenho pessoal de Neves, enquanto Champion, neste processo.

A Guiné-Bissau, segundo o Ministro, conta com a experiência e expertise de Cabo Verde e dos seus técnicos e associações ligadas ao ambiente, como a Lantuna, a “Maio Biodiversidade e outras, para ajudar na missão de preservar a biodiversidade existente nas ilhas e promover cada vez mais o arquipélago, o qual enfrenta vários desafios, sobretudo nas ilhas virgens.

As ilhas Bijagós são um testemunho vivo da importância e riqueza da biodiversidade, abrigando ecossistemas marinhos e terrestres de valor inestimável. Com as suas 88 ilhas e ilhéus, constitui um santuário para diversas espécies de flora e fauna, muitas delas endémicas, o que sublinha a urgência da sua preservação como património da humanidade.