PR: “Com Martin Luther King, Jr. e Amílcar Cabral, a humanidade deu passos gigantescos”

33

O Presidente da República foi, na tarde desta terça-feira, o convidado de honra do 25.º Programa Anual Comemorativo de Martin Luther King, Jr. e Amílcar Cabral, que decorreu na Universidade de Massachusetts, Boston, sob o olhar atento de um auditório bem-composto de jovens estudantes e ativistas sociais. “Com Martin Luther King, Jr. e Amílcar Cabral, a humanidade deu passos gigantescos”, sublinhou.

O Presidente da República foi, na ocasião, agraciado com uma fervorosa Proclamação, em nome dos representantes da Cidade de Boston. Por seu lado, rendeu uma vibrante homenagem ao Departamento de Estudos Africanos da UMass-Boston, liderado pelo Professor Jemadari Kamara, agradecendo a Universidade pela oportunidade e pelo trabalho que realizam, nomeadamente o programa de estudos de Crioulística e o “Kursu di Língua Kabuverdianu”.

José Maria Neves pediu o apoio da Universidade para concretizar o propósito da realização, nos finais deste ano, em Cabo Verde, da Cimeira das Nações Crioulas.

Neste penúltimo dia da visita aos Estados Unidos da América, o Presidente da República também foi orador, no âmbito do MITx TAU Series. África´s e-Governance, no Massachusetts Institute of Tecnology, MIT, em que apresentou a opção do país em adotar a governação eletrónica como estratégica para a formatação e execução de políticas públicas e gestão dos recursos.

José Maria Neves manteve, ainda, encontros com o corpo docente da Universidade, que demonstrou total abertura para o reforço da cooperação já mantida com o NOSI em setores como a telemedicina, a educação e as energias renováveis, para ajudar Cabo Verde a dar o almejado salto para a transformação digital.

Confira o discurso, aqui: