No exercício pleno das suas competências constitucionais enquanto árbitro e moderador do sistema político nacional, e fiel ao seu compromisso de ser ouvidor da República, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, tem vindo, desde o início do mês de setembro, a promover uma série de encontros de auscultação com diversas personalidades e entidades representativas da sociedade cabo-verdiana, sobre a atual Situação Política Nacional.
Este processo de escuta ativa e diálogo, que se inscreve na lógica de aprofundamento da democracia e de defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, contempla partidos políticos com assento parlamentar, confissões religiosas, antigos primeiros-ministros e Presidentes da República, entre outras entidades de relevância nacional.
Neste âmbito, o Chefe de Estado receberá amanhã, quinta-feira, 11 de Setembro, às 10h30, uma delegação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), liderada pelo seu Presidente, Dr. Francisco Carvalho.
Por motivos de agenda, a audiência com a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) está agendada para o dia 22 de setembro, estando igualmente prevista a receção ao Movimento para a Democracia (MpD), em data a anunciar oportunamente.
Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, o mais Alto Magistrado da Nação manterá, através de plataforma digital, um diálogo com o antigo Primeiro-Ministro, Dr. Gualberto do Rosário, às 09h00, e receberá presencialmente, às 12h00, o antigo Primeiro-Ministro e antigo Presidente da República, Comandante Pedro Pires.
As sessões de auscultação prosseguirão na próxima semana, com encontros dedicados às entidades religiosas e outras individualidades, num esforço contínuo de escuta plural e construtiva, neste momento em que o país defronta uma série de desafios, acrescidos pelo contexto internacional de múltiplas crises.