PR recebe Edil da Praia e participa no Dia do Município da RGS

15

NOTA DE IMPRENSA

O Presidente da República, Dr. José Maria Neves, recebe amanhã, Segunda-feira, dia 31 de janeiro, às 9H00, o Presidente da Câmara Municipal da Praia, no quadro dos cumprimentos de Ano Novo. O momento será uma oportunidade singular para Francisco Carvalho e José Maria Neves abordarem os desafios da capital do país neste novo ano, ainda marcado pela pandemia.
Logo de Seguida, o Chefe de Estado desloca-se a Ribeira Grande de Santiago, onde preside, às 10h00, no Hotel Vulcão, a Sessão Solene em comemoração do Dia do Município.
A sessão Solene é um dos pontos altos do dia do município que acolhe o “Berço da Nacionalidade Cabo-verdiana” e de Nhu Santu Nomi di Jesus, padroeiro local. A data, que este ano também assinala os 489 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, é mais uma vez, assinalada num contexto de pandemia, e, por isso, com atividades restritas e desafios acrescidos para o município.
O chefe de Estado, recorde-se, tem, em várias ocasiões, sublinhado a necessidade do reforço das autarquias locais em Cabo Verde, como sendo o poder mais próximo da população, por forma a poderem responder às demandas crescentes dos munícipes.
Fundada em 1462, dois anos após a chegada dos navegadores portugueses à ilha de Santiago, Ribeira Grande de Santiago, recorda-se foi a primeira cidade erguida pelos portugueses em África e a primeira capital de Cabo Verde.

Com fortes potencialidades ao nível do turismo, agricultura, pesca e pecuária, o município persegue, entre vários outros, o desafio da expansão urbana, tendo sempre presente a preservação do seu centro histórico, Património da Humanidade pela UNESCO.