O Presidente da República defendeu, hoje, um Plano Emergencial para apoiar as empresas no domínio de abastecimento de água para a produção agrícola no Fogo, como forma de debelar a escassez que atinge duramente as vinhas na ilha, depois dos anos consecutivos de seca.
José Maria Neves fez esta consideração em declarações à imprensa, depois de visitar as adegas e vinhas Maria Chaves, em São Filipe, Chã das Caldeiras, em Santa Catarina e Sodade, nos Mosteiros.
Na Vinha Maria Chaves, por exemplo, como deu conta o gestor Mário Cardoso, os cultivos estão em risco este ano, caso não chova ou não for conseguida uma forma alternativa de disponibilização de água, em tempo útil. O responsável aponta como possível solução a dessalinização da água do mar e a sua bombagem para zonas altas, com recurso à energia solar, para depois ser distribuída por via de gravidade.
Já a adega Sodade sente-se fortemente impactada pela crise internacional, que provocou uma queda acentoada nas vendas, com reflexo na diminuição brusca do número de trabalhadores. O sócio maioritário, Edunino Lopes, aponta o dedo também ao regime fiscal, que no seu entender, sufoca a empresa.
O chefe de Estado aponta a vinicultura como uma referência para o desenvolvimento do tecido empresarial no Fogo, uma das ilhas com maiores potencialidades na Produção agro-industrial no país, pelo que considera urgente ajudar as empresas do ramo a ultrapassar o problema de falta de água.
Além das vinhas e adegas, José Maria Neves também esteve no Parque Natural e o Perímetro Florestal de Monte Velha, a maior área protegida do país. Ao Chefe de Estado a coordenadora Hélia Semedo apresentou entre os maiores desafios o reforço dos recursos humanos e financeiros, para uma resposta adequada às demandas em termos de organização, exploração, preservação e fiscalização.
Nesta deslocação ao Fogo, no quadro da Celebração do Centenário da cidade de São Filipe, o Presidente da República realizou, ainda, uma visita de Cortesia ao Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Alberto Nunes.
Acompanhe, na íntegra, as declarações do Presidente da República na RádioPR.