PR Saúda o Dia Nacional da Arábia Saudita

25

O Sr. Presidente da República, José Maria Pereira Neves, enviou ao Monarca da Arábia Saudita, o Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud uma carta de felicitações, em nome do povo cabo-verdiano, e em nome próprio, pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, a 23 de setembro.

Na missiva, o Chefe de Estado cabo-verdiano endereça as “mais sinceras felicitações e os nossos melhores votos de saúde e sucessos para Vossa Majestade e de prosperidade para o seu país, por ocasião do Dia Nacional do Reino da Arábia Saudita”.

Nesta feliz ocasião, acrescenta o Presidente Neves, “manifesto-lhe o meu desejo de continuar a reforçar e aprofundar os laços de amizade, solidariedade, bem como os de cooperação, em domínios mutuamente vantajosos, em prol dos nossos Países e Povos”.

A data nacional da Arábia Saudita é celebrada no dia 23 de setembro, em homenagem a renomeação do Reino de Nejd e Hejaz para Reino da Arábia Saudita por um decreto real do Rei Abdul Aziz Ibn Saud em 1932.

A Arábia Saudita, recorda-se, tem sido parceira de Cabo Verde em alguns projetos estruturantes, desde a primeira década de 90, sobretudo ao nível da agricultura, seja através do Fundo Saudita ou do Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA). Um exemplo recente é o financiamento, em 2021, do projeto de dinamização e valorização de bacias hidrográficas em Santiago, Santo Antão e Boa Vista, cujos valores a juntar-se a outros projetos anteriores ligados à agricultura e água ultrapassam os 18 milhões de dólares norte-americanos.