Presidente da República felicita São Lourenço dos Órgãos por ocasião do Dia do município

7
Neste Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos, assinalado, pela primeira vez, a 09 de maio, o Presidente da República associa-se às celebrações e deseja os maiores sucessos à edilidade e aos laurentinos.
 
Nesta importante data, em carta direcionada ao Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, o Chefe de Estado congratula-se com os avanços verificados no Município, desde a sua criação e realça as enormes potencialidades que podem ajudar São Lourenço dos Órgãos a dar um salto no seu desenvolvimento. “É fundamental apostar fortemente em setores chave como a agricultura, agroindústria, pecuária, o turismo rural e de montanha. O município possui o majestoso e simbólico Monte Pico de Antónia (ponto mais alto da ilha de Santiago), e monumentos e paisagens naturais, como o Jardim Botânico, em São Jorge, onde se encontram todas as plantas endémicas de Cabo Verde. Tem sido também um importante Centro de formação ligado à agricultura, pecuária e indústria agroalimentar”.
 
Entretanto, para colocar em evidência essas potencialidades e trilhar o caminho do progresso, insiste o Chefe de Estado, “seria desejável que a Câmara Municipal mobilizasse mais parcerias publicas e privadas e mais investimentos geradores de crescimento de fatores de competitividade e de emprego, condições indispensáveis à melhoria das condições de vida todos os munícipes”.
 
E, apesar de medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo governo, “ainda persistem alguns constrangimentos, tais como a pobreza, o desemprego, contratos precários, redução de poder de compra, entre outros”, lembra José Maria Neves que aponta entre outros desafios “a necessidade da requalificação ambiental, desencravamento de localidades, melhoria de habitação, aposta na formação profissional, promoção do empreendedorismo, são também de entre outros desafios e que têm preocupado as autoridades locais e os munícipes”.
 
Neste difícil contexto socioeconómico, o Presidente da República regozija-se com os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de apoiar, principalmente as camadas mais vulneráveis.
De acordo com os resultados do Censo 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho de São Lourenço dos Órgãos tem uma população residente de 6.328 habitantes. Em termos de condições de vida, há indicadores muito positivos nomeadamente o acesso à eletricidade (89,5%), mas os dados mostram que há desafios em relação ao acesso à água canalizada da rede pública (55,8%) e preocupações com a degradação ambiental (58,7 % dos agregados familiares usam lenha para cozinhar).