PR felicita Câmara e população de São Salvador do Mundo pelo Dia do Município

55

Sua Excelência, o Presidente da República, José Maria Neves, assinala o Dia do Município de São Salvador do Mundo, que completa neste dia 19 de julho, 15 anos da sua criação, com felicitações aos munícipes, em carta endereçada ao Presidente da Câmara local, o Senhor Ângelo Vaz.

Através do edil, José Maria Neves começa por felicitar o Município de São Salvador do Mundo pelas “conquistas assinaláveis” no plano da infraestruturação. O Presidente Neves regozija-se, assim, “com os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de apoiar, principalmente as camadas mais vulneráveis, com infraestruturas básicas, designadamente nos domínios da construção de rede de água, da requalificação das localidades e da construção e reabilitação de moradias sociais”.

O Chefe de Estado felicita, ainda pelas conquistas recentes, no plano desportivo, o clube de futebol sénior masculino, União dos Picos, que se sagrou campeão Regional Santiago Norte, segunda divisão, época desportiva 2022/23, e do xadrezista Gil Teixeira, por sinal vereador da referida Câmara, e que conseguiu o título de campeão nacional de taça de Cabo Verde.

Sendo este um dia de comemoração, mas também de reflexão, o Presidente da República chama a atenção, igualmente, para os constrangimentos que ainda persistem, não obstante as medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo Governo, “tais como a pobreza, o desemprego, a redução de poder de compra, diminuta percentagem de ligações domiciliárias de água e ‘deficit’ habitacional”.

A acrescentar, o Mais Alto Magistrado da Nação salienta, ainda, a necessidade da requalificação ambiental, desencravamento de localidades, a aposta na formação profissional, a promoção do empreendedorismo “como importantes desafios para São Salvador do Mundo”.

Para fazer face a esses e outros desafios, o Presidente Neves frisa a forte parceria que deve haver entre o Estado e o Município para fazer face aos enormes constrangimentos que afligem esta importante parcela do território nacional e criar as condições para o seu engrandecimento com a substancial melhoria da qualidade de vida de todos os seus habitantes.

O Chefe de Estado não esquece alguns trágicos acontecimentos ocorridos recentemente no município, como feminicídio, suicídio e acidente de viação, com o concelho ainda de luto, aproveitando o ensejo para manifesta o seu pesar “e toda a minha solidariedade aos familiares e pessoas próximas dos malogrados”.

Por fim, o José Maria Neves reitera o seu desejo “de que tudo decorra num clima de muita amizade e paz, augurando os melhores sucessos e votos de prosperidade e de bem-estar para os salvadorenhos.