PR José Maria Neves Champion da União Africana é destaque de Newsletter What´s News

6

Há um ano atrás, o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), ONG ligada à UNESCO e dedicada à preservação dos sítios e monumentos à escala global, lançava a sua Newsletter What´s News. Neste mês de maio em que se celebra o Dia da África (25 de maio), a edição deste mês de maio da referida Newsletter, traz na sua matéria de capa, uma interessante entrevista com o Presidente da República, José Maria Neves, na qualidade de Recém-nomeado Champion Para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano, pela União Africana.

No passado dia 05 de maio assinalou-se o Dia Internacional do Património Africano, mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional da língua portuguesa. Pela primeira vez, o What´s News traz uma versão em português da Newsletter, uma forma de homenagear os Países Africanos de língua Oficial Portuguesa (PALOP), entre os quais Cabo Verde, para além das habituais versões em inglês e francês.

Na entrevista, o Presidente Neves aborda a sua visão no que toca a esta importante missão de coordenação, ao nível da União Africana, da preservação e valorização do rico património natural e cultural africano.

Falando, particularmente, do contexto da África lusófona, José Maria Neves sublinha o enorme trabalho que falta fazer para que esses países possam melhor preservar e valorizar o seu património, lembrando que desses seis países, se se contar a Guiné Equatorial que recentemente se juntou à CPLP. Apenas Angola, Cabo Verde e Moçambique têm inscritos na lista do Património Mundial, por exemplo.

Vale a pena ler a entrevista, na íntegra, aqui:

Português
https://drive.google.com/file/d/11TrZLeeOMs85oow9x8WW9eGhqkGDmgNo/view?usp=share_link
 
English
https://drive.google.com/file/d/1x2eEd2_3S3aEvvWOuLunt7LLmjNnsi7j/view?usp=share_link
 
Français:
https://drive.google.com/file/d/1j7BTrKz_Co69vAb4mdHblcSaRe7tZyBI/view?usp=share_link