PR recebe Secretária Geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF)

29

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu agora à tarde, a visita de cortesia da Secretária Geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Senhora Louise Mushikiwabo.

Mushikiwabo que se encontra em visita de trabalho de quatro dias ao nosso país, pôde conversar com o Chefe de Estado sobre as formas de estreitar as relações com a instituição que representa, tendo em vista o reforço do ensino da língua francesa nas escolas nacionais, atendendo à dimensão estratégica e económica da língua francesa para a integração de Cabo Verde na sua sub-região.

Para além disso, Cabo Verde, pensa que Cabo Verde poderá ter um papel central, também, na estruturação e melhor integração de todos os países lusófonos que são, igualmente, membros da OIF, assim como Cabo Verde.

Outros temas abordados têm a ver com o empoderamento económico da mulher, assim como o turismo sustentável e outros temas da atualidade africana, entre os quais os desafios relacionados à segurança e estabilidade no continente, mais concretamente na sub-região da CEDEAO.

A responsável da OIF diz-se “absolutamente impressionada” com o nosso país, com os níveis de desenvolvimento e de boa governança a nível económico social e da democracia.

Louise Mushikiwabo confessou-se também impressionada com a seca extrema de Cabo Verde, com a OIF a se comprometer em se unir a Cabo Verde num “playdoier” internacional para apoiar na busca de respostas a esse grande desafio das alterações climáticas nos países insulares como é o caso das ilhas.