No quadro da primeira Presidência na Diáspora que irá efetivar, a partir do dia 31 de Março a 5 de abril aos Estados Unidos da América (EUA) o Presidente da República, José Maria Neves concedeu uma entrevista ao radialista Rolando Vicente.
Um interessante momento de conversa que permitiu ao PR Neves expor a sua forte agenda para esta visita à maior e mais antiga Comunidade na Diáspora, tendo como objetivo reforçar os laços e o engajamento desta importante comunidade no processo de aceleração da transformação de Cabo Verde.
O contributo dessa comunidade, que tem sido muito importante para Cabo Verde, vai muito além das remessas financeiras, reforça o Chefe de Estado, devendo o Estado tudo fazer para intensificar as remessas de ideias e de conhecimento que permitam ao país acelerar os processos do seu desenvolvimento, adentro a perspetiva da grande Nação Global cabo-verdiana.
O PR exalta essa comunidade emigrada como uma referência para o futuro de Cabo Verde.
Esta conversa com Rolando Vicente promoveu ainda uma incursão pelo percurso de vida social e política de José Maria Neves. Isso para além de reflexões pessoais do entrevistado sobre vários temas candentes da atualidade nacional, como sejam o ambiente político nas Ilhas, a evolução da nossa democracia, as relações entre as instituições do Estado e entre os atores políticos.
O papel da comunicação social neste processo de consolidação e afirmação da democracia foi outro tema abordado, com o mais alto magistrado da Nação a defender que “a Democracia é uma planta frágil que deve ser cuidada, sempre!
Oiça, aqui, a partir do minuto 32 do vídeo:
https://www.facebook.com/vozdicaboverde/videos/784961766547910/?mibextid=YCRy0i