Uni-CV conta com Presidência da República para projeto de educação inclusiva

31

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, acaba de receber um contingente de alunos mestrandos do curso de mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que contam ter o apoio da Presidência da República para a materialização de alguns projetos, entre os quais a edificação de um centro de inclusão digital, que deverá contar com a cooperação com o Politécnico de Leiria em Portugal.

 Em nome do grupo falou o Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, João Cunha que explicou o propósito da visita ao Chefe de Estado e do convite efetivado a José Maria Neves para apoiar os projetos em carteira da referida faculdade.

Projetos esses relacionados com a edificação futura de um centro de inclusão digital da Uni-CV e que deverá contar com a parceria do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, com a qual estão a avançar um projeto de mobilidade para o acolhimento de alunos da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV. 

Já no dia 11 de fevereiro, 13 desses mestrandos deverão efetuar uma visita de cerca de três semanas àquele Instituto para conhecerem a experiência do seu Centro de Recursos de Inclusão Digital (CRID) do Politécnico e beberem da sua experiência em matéria de educação inclusiva e as respostas educativas aos alunos com necessidades educativas específicas (NEE) no distrito de Leiria.

Numa segunda fase, iniciar-se-á a mobilização de equipamentos e outros recursos para a montagem do Centro de Inclusão Digital da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV.

Outros projetos da Faculdade englobam salas de apoio a crianças com dificuldade de aprendizagem, assim como produção de material em pictogramas e em linguagem Braille, nomeadamente do Hino nacional e cuja produção “já foi iniciada”. Cunha acrescenta que a ambição é alargar esse ultimo projeto a “todas as associações que trabalham com crianças com necessidades educativas especiais”.

Quanto ao curso de mestrado em de mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor, o Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), João Cunha, salienta o grande reforço que esses mestrandos irão representar, após a conclusão do curso, para a melhoria das respostas aos alunos com necessidades educativas especiais a nível nacional. “È esse o objetivo deste mestrado, que anuncia a abertura da licenciatura em Educação Especial já no próximo ano letivo de 2022/2023.