No momento em que a ilha do Sal celebra o dia do Município e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, a serem assinalados nesta sexta-feira, 15, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, associa-se a essas comemorações felicitando, em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, a edilidade e toda a população da ilha.
O Chefe de Estado aproveita o ensejo para encorajar a edilidade salense a prosseguir com os esforços para proporcionar mais progresso e condições de dignidade a todos os munícipes, ao mesmo tempo que destaca os esforços que vêm sendo empreendidos, como a execução de arruamentos, reabilitação urbana e algumas obras que vão beneficiar a população das localidades onde foram construídas, como o Posto Sanitário de Pedra de Lume e a Casa dos Pescadores, em Santa Maria.
Ciente das “imensas potencialidades” que a ilha dispõe, nomeadamente, ligadas às infraestruturas aeroportuárias e turísticas, ao ambiente de negócios favorável, sem contar as paisagens e praias paradisíacas, salinas e dunas, com potencial ainda não explorado na sua plenitude, José Maria Neves chama atenção para os desafios que persistem na ilha, onde mais de 13% da população vive na extrema pobreza, traduzida num grande deficit habitacional e de equipamentos sociais voltados para a infância, e uma taxa de desemprego que ronda os 20%, segundo dados do INE.
“Um dos desafios que ainda persiste é a montagem de uma estratégia visando a eliminação das construções que não oferecem as mínimas condições de dignidade para os seus habitantes. Igualmente, sendo o Sal um destino turístico de excelência, porém, com sazonalidade, urge a diversificação de ofertas como forma de contrariar essa sazonalidade, garantindo o fluxo turístico durante todo o ano, pela diversificação, qualificação do destino e realização de conferências internacionais. É consensual que um turismo de qualidade requer um destino de qualidade”, lê-se na missiva endereçada ao Presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes.
O Mais Alto Magistrado da Nação destaca, ainda, neste quadro, o facto de o Sal também sofrer os efeitos da deficiência de transportes internos, aéreos e marítimos, dificultando a distribuição de tráfigo aéreo doméstico e internacional: “A frequência e as conexões têm-se revelado insuficientes. Também, a rede viária requer, para segurança e conforto de turistas e demais utentes, que a sua manutenção e reabilitação sejam efetuadas com regularidade. Sendo o município com maior deficit habitacional relativo, alguns problemas sociais a ele relacionados, permanecem como desafios. A pobreza, o desemprego, a violência baseada no género, a violação sexual contra menores, são ainda alguns dos flagelos que clamam por uma especial atenção”, realça o Chefe de Estado.
José Maria Neves deseja e espera que as celebrações que assinalam o Dia do Município do Sal e da sua Santa Padroeira decorram num clima de alegria e festa, augurando, igualmente, os melhores sucessos e desejos de prosperidade e bem-estar para a população salense.