PR reforça atenção com a Diáspora

61

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, participou neste fim de semana, à distância, na 1ª edição da Gala Bolofara, uma iniciativa da Associação Iniko, de cabo-verdianos e africanos residentes em França, que pretende premiar e destacar figuras e iniciativas da comunidade de ascendência Africana. Em sua intervenção, em Francês, o Presidente Neves destacou as Diásporas como “componente essencial” e “uma força determinante nas relações internacionais, apelando a que os Estados Africanos objetivem “verdadeiras políticas públicas” viradas para as nossas Diásporas, “para que possam reforçar a sua posição estratégica e cumprir a sua grande missão de coesão nacional e de impulsionamento do desenvolvimento”.

Nesse quadro, o Chefe de Estado cabo-verdiano defende “uma maior interferência da Diáspora nos assuntos públicos do país e a criação de mais canais no diálogo institucional entre os representantes da diáspora e as autoridades nacionais”, frisa José Maria Pereira Neves que realça a ideia da criação de uma plataforma digital para mapeamento e criação de oportunidades para a Diáspora em Cabo Verde.

“Precisamos também de saber mais sobre a nossa diáspora. Quem são, onde estão, o que fazem, etc. Prometi à nossa diáspora apoiar iniciativas públicas e privadas, incluindo as da diáspora, que visam estudar e mapear a nossa diáspora em todo o mundo, incluindo o desenvolvimento de uma plataforma digital onde possamos criar uma base de dados, proporcionar oportunidades para que a nossa diáspora se ligue umas às outras e se ligue mais à sua terra ancestral. Uma plataforma digital será uma ferramenta importante, aberta e acessível à diáspora e será uma plataforma de apoio ao desenvolvimento dos nossos Países”, considera o Chefe de Estado.

Ouça o discurso, em francês, na Íntegra: