PR preside abertura do 2º Fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA)

3

Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, preside na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, às 9 horas, o ato de abertura do 2º Fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África. O evento decorrerá no Hotel Meliã, na Ilha do Sal, mas a participação do Chefe de Estado será via online, a partir da Sala Beijing, na Cidade da Praia, com a presença de ativistas do desporto.

Trata-se de um encontro que reúne todos os Comités Olímpicos Nacionais do continente, as Comissões para a Igualdade de Género no Desporto, agentes desportivos, atletas, membros do Movimento Olímpico, ONU Mulheres e especialistas do desporto, tendo como tema central a promoção da igualdade e equidade de género no desporto em África.

Os participantes vão avaliar metas alcançadas desde a adoção do Plano de Equidade de Género pela ANOCA, assegurar o alinhamento do Plano de Equidade com a estratégia geral de desenvolvimento do desporto olímpico no continente e trabalhar estratégias de engajamento para atingir a meta mínima de 30% de representação de mulheres nas listas dos Comités Olímpicos.

Sobre a mesa estará, também, a elaboração de estratégias para garantir condições seguras de participação de mulheres e meninas no desporto em África.