Neste segundo dia da Presidência na Ilha em São Nicolau, o Presidente da República também participou, no sepultamento dos restos mortais do combatente pela liberdade da Pátria, o Major Osvaldo Aranda de Azevedo, transladados de São Vicente. O ato decorreu no Cemitério de Tabuga, em Ribeira Brava.
O evento, organizado pelos familiares, foi uma simbólica homenagem ao filho de São Nicolau, falecido em 2017, que se entregou à causa da independência nacional e foi um dos fundadores da Forças Armadas.
Neste ano do Cinquentenário do Dia Maior da República, José Maria Neves lembrou, no ato, o militar, um insubmisso que lutou pela liberdade, mas também o escritor, artista plástico e jornalista que se constituiu como uma referência nacional.
PR enaltece património cultural como potencial de crescimento económico de São Nicolau
O Presidente da República enalteceu h, também hoje, a riqueza histórica e cultural da Comunidade de Preguiça, em Ribeira Brava, e de São Nicolau no seu todo, como fator que acrescenta valor e pode alavancar o desenvolvimento da ilha, nomeadamente a nível do turismo histórico, cultural e religioso.
O Chefe de Estado falava aos jornalistas depois de uma visita a pontos históricos na localidade de Preguiça, por onde passou o português Pedro Álvares Cabral na viagem para a Índia, que resultou na descoberta do Brasil.
José Maria Neves anunciou, a propósito, uma semana especial na ilha de Chiquinho, para refletir e enaltecer toda essa riqueza, no âmbito dos 50 anos da independência nacional.