06 | ABRIL | 2018 – O Presidente da República chegou à Ilha de…

12

06 | ABRIL | 2018 – O Presidente da República chegou à Ilha de Santo Antão na manhã de 06 de Abril para uma visita ao Município de Porto Novo e participar na Abertura oficial Comemorativa do Dia Mundial da Saúde.

O Chefe de Estado foi recebido pelo Edil Aníbal Fonseca que lhe deu as boas vindas ao Concelho e à Ilha, bem como o Deputado Nacional Damião Medina, a Directora Nacional da Saúde, Maria da Luz Mendonça, o Delegado do Ministério da Agricultura, Joel Barros e a Directora da Região Sanitária, Ângela Cruz.

A visita começou pelo Planalto Norte com a primeira paragem em Chã de Feijoal, uma região constituída por seis comunidades, com cerca de seiscentas pessoas.

O Presidente da República falou com os residentes dessas comunidades e verificou que o maior problema que os afecta é a falta de acesso à água, quer para o consumo humano, quer para os animais. As comunidades recebem água uma a duas vezes por semana através de um auto-tanque, porém, em quantidades insuficientes. “Não obstante o abastecimento semanal com auto-tanque, o maior problema é a água para os animais que muitas vezes passam dias sem beber e com a falta de chuvas a situação tornou-se insustentável”, disse uma moradora.

O Presidente da República visitou o centro de recurso de Chã de Feijoal, um projecto de adução de água, financiado por vários parceiros nacionais e internacionais com um montante de cerca de quarenta e cinco mil contos e que beneficiará cerca de seiscentas pessoas de seis localidades.

Em Chã de Cruz, o Presidente da República visitou o Projecto de Energias Renováveis, instalação de painéis solares nas localidades vizinhas e kits solares individuais na localidade de Pascoal Alves no valor de vinte e cinco mil contos e beneficiará cerca de doze famílias .