02 | ABRIL | 2018 – SE o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca…

10

02 | ABRIL | 2018 – SE o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca recebeu visita de cortesia do Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Sr. Didier Reynders. O encontro, que aconteceu na tarde de 02 de Abril, surgiu na sequência da visita de trabalho de três dias que esse governante belga efectuou a Cabo Verde para o relançamento da cooperação entre o reino da Bélgica e a República de Cabo Verde.

Conforme o governante belga, trata-se de uma nova viragem no plano da cooperação bilateral e multilateral que o governo belga está a desenvolver com Cabo Verde. “Para além deste acordo a nível da saúde, a ideia é desenvolver a cooperação bilateral em matéria de investimentos, turismo, projectos no sector da energia e da água”, sublinhou.

Relativamente à mobilidade de cidadãos cabo-verdianos no espaço europeu, Didier Reynders disse que o modelo actual “funciona bem”, mas que poderá ser melhorado, tendo assegurado que a Bélgica vai colaborar para que o acordo de facilitação de vistos e de mobilidade de pessoas e bens de Cabo Verde para União Europeia entre em vigor.

O Presidente da República agradeceu a visita e se disponibilizou a tudo fazer para ajudar no desenvolvimento desta nova fase de cooperação com o Reino da Bélgica.