À margem da realização do 8º Fórum Mundial sobre a Água que está a…

6

À margem da realização do 8º Fórum Mundial sobre a Água que está a ter lugar em Brasília, S.E o Presidente da República encontrou-se com S.E o Presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer.

Para além dos cumprimentos e agradecimentos da praxe, os dois Presidentes trocaram impressões sobre as relações bilaterais entre Cabo Verde e o Brasil, a necessidade de continuarem a trabalhar para o reforço cada vez mais da excelente relação existente entre os dois países, a forte ligação histórico-cultural que une os dois países, bem como a próxima presidência da CPLP.

O Chefe de Estado Cabo-verdiano aproveitou a ocasião para reiterar o convite endereçado ao Presidente Michel Temer para participar na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP que terá lugar nos dias 17 e 18 de Julho do corrente ano, na Cidade de Santa Maria, Ilha do Sal, tendo o Presidente Temer manifestado muito interesse na participação no evento.

S.E o Presidente da República de Cabo Verde aproveitou ainda a ocasião para solicitar a cooperação do Brasil na área do desenvolvimento da agricultura, mais concretamente na obtenção de formação, assistência técnica e formação, no quadro do projecto “agricultura familiar”, pedido que obteve muito bom acolhimento das autoridades brasileiras.

O Presidente Temer transmitiu que se sentiu muito honrado com a presença do Presidente Jorge Carlos Fonseca em Brasília e também aproveitou para manifestar o seu grande afecto que nutre por Cabo Verde e da forte admiração que tem pela saudosa Cesária Évora.

Para terminar, S.E o Presidente da República felicitou o seu homólogo pela boa organização do Fórum Mundial da Água, tema muito importante a nível global, e para Cabo Verde em particular pela nossa história de secas cíclicas, e aproveitou ainda para agradecer pelo caloroso acolhimento como ele e a sua Delegação foram brindados em Brasília.