Presidente da República felicita edilidade e salenses pelo Dia do Município e da sua Santa Padroeira
Por ocasião do Dia do Município do Sal e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, que se assinalam nesta segunda-feira, 15 de setembro, Sua Excelência o Presidente da República associa-se a tão importante efeméride endereçando ao Presidente da Câmara Municipal, Doutor Júlio Lopes, à edilidade e a toda a população salense, “os mais calorosos votos de saudações, prosperidade e contínuo progresso”.
Em carta dirigida ao Presidente da Edilidade salense, o Chefe de Estado regozijou-se “com os esforços empreendidos pela edilidade, especialmente no apoio às camadas mais vulneráveis, através de infraestruturas básicas, requalificação urbana e ambiental, em particular as obras de expansão da rede de abastecimento de água na zona norte de Santa Maria”, destacando, ainda, “outras intervenções em curso, nomeadamente as obras do Porto da Palmeira e as obras na estrada Santa Maria-Espargos”.
Não obstante esses progressos, José Maria Neves lembrou que “permanecem desafios que importa enfrentar, tais como pobreza, desemprego, défice habitacional, limitações no acesso aos serviços de saúde e saneamento e de equipamentos sociais e desportivos”.
Por outro lado, o Presidente da República destacou que “Sal continua a afirmar-se como a ilha mais turística de Cabo Verde, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto do país. Tem sido palco de vários eventos internacionais e desfruta de imensas potencialidades, nomeadamente, ligadas às infraestruturas aeroportuárias e turísticas, atrativos naturais, bem como de um ambiente de negócio favorável”.
Neste quadro, José Maria Neves considera fundamental “continuar a investir em habitação condigna, promover a inclusão social e apostar fortemente em setores como a pesca, os desportos náuticos e, sobretudo, o turismo”. José Maria Neves incentiva a Câmara Municipal “a prosseguir com determinação os esforços para melhorar as condições de vida da população, desejando que a ilha continue a trilhar caminhos de progresso e desenvolvimento sustentável”.
Entre as iniciativas da Câmara Municipal, o Chefe de Estado distinguiu o Festival de Santa Maria 2025 que, neste ano em que Cabo Verde celebra meio século de Independência, presta tributo àqueles que, “com talento e dedicação, ajudaram no enriquecimento da nossa cultura. Entre eles, destacam-se Alcides Spencer Brito (Tchinoa), Antero Simas e Mário Alberto Lopes, nomes sonantes da música cabo-verdiana, cujas obras e contributos perduram na lembrança e no afeto de todos nós”.
O Mais Alto Magistrado da Nação louva, igualmente, “a iniciativa da Câmara Municipal do Sal em reconhecer as gerações literárias de Agostinho Neto, Alda Espírito Santo, Noémia de Sousa e Onésimo Silveira, no âmbito do Festival de Literatura-Mundo, integrado nas celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde”.
No desporto, lê-se na missiva, “destaca-se a homenagem ao Grupo Desportivo de Palmeira, atual campeão nacional e vencedor da Taça de Cabo Verde”. José Mara Neves incentiva a Câmara Municipal a “continuar a investir nesta área, não apenas no futebol, mas também em outras modalidades, com especial atenção aos desportos náuticos”, recordando que “Sal possui jovens de enorme talento, alguns verdadeiros embaixadores de Cabo Verde além-fronteiras, projetando o nome do nosso país com orgulho e grandeza”.
Neste momento festivo, o Presidente da República felicita “calorosamente todos os munícipes do Sal – quer os residentes na ilha, quer os que se encontram espalhados por outras paragens de Cabo Verde ou na nossa vasta e valorosa diáspora”, formulando “votos para que as celebrações decorram num ambiente de fraternidade e paz, desejando renovada prosperidade e bem-estar a todos os salenses”.