Discurso proferido por o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião…

12

Discurso proferido por S.E o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião da apresentação de cartas Credenciais pelo Embaixador da Guiné Bissau, Senhor M’ Bala Alfredo Fernandes.

Palácio da Presidência da República, 22 de Fevereiro de 2018,

Senhor Embaixador,

Eu começaria por felicitar Vossa Excelência pela assumpção das suas funções na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné Bissau em Cabo Verde. Os meus parabéns e desejos de maiores sucessos no desempenho das suas nobres funções no nosso país.
Desejo que a missão de Vossa Excelência, que hoje se inicia, possa contribuir para o fortalecimento da amizade e cooperação entre a Guiné Bissau e Cabo Verde, dois Estados que, lado a lado, lutaram pela independência dos respectivos países.

A convivência histórica entre os dois países e as relações fraternas de séculos, que existem entre os nossos povos, oferecem um quadro favorável às relações de amizade e de cooperação que devemos aproveitar e desenvolver.

Cabo Verde e a Guiné Bissau são já partes em vários Acordos importantes que pretendem reflectir o nosso desejo de desenvolver essa cooperação, para proveito mútuo dos nossos povos irmãos e países. Esses Acordos que cobrem vários domínios como sejam nas áreas comercial, judiciária, correios e telecomunicações, nas áreas político-diplomática, cultural, bem como nas dos transportes aéreos e marítimos, pescas, saúde e desporto, – para apenas citar algumas-, esperam por melhores dias para a sua efectivação. A nós, Cabo Verde e Guiné Bissau, compete desenvolver a dinâmica necessária para, aproveitando-se do quadro alargado de cooperação oferecido por esses Acordos, tornar essa cooperação entre os dois Estados uma realidade cada vez mais visível e potenciadora de benefícios mútuos.

Esperemos que com o esforço pessoal de Vossa Excelência, aliado ao esforço das nossas autoridades nacionais, se criem as condições propícias para fazer avançar um tal relacionamento.

Senhor Embaixador,

Em Cabo Verde reside e labuta uma importante Comunidade Bissau-Guineense, que, lado a lado com os cabo-verdianos, contribui para o desenvolvimento económico destas ilhas. Estamos muito gratos por essa contribuição que desejamos cada vez mais estruturada e factor do reforço da amizade tradicional entre os dois países. Agradecemos, igualmente, o acolhimento de que tracionalmente tem sido reservado aos cidadãos cabo-verdianos no país irmão da Guiné Bissau.

Excelência,

Como deve ser do seu conhecimento, Cabo Verde assumirá a Presidência rotativa da CPLP este ano. Acolheremos, como está previsto, a Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP, que terá lugar na Ilha do Sal, na Cidade de Santa Maria em Julho do corrente ano. Esperamos poder contar com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da Guiné Bissau nessa Cimeira.

Senhor Embaixador,

Apraz-me notar que é a primeira vez que a Guiné Bissau acredita um Embaixador residente em Cabo Verde. Para nós, tal facto representa um passo importante nas nossas relações, pois, permite uma interacção dos nossos dois países mais frequente e mais directa, criando assim as condições para a consolidação das nossas relações já antigas.

Senhor Embaixador,

Aproveito para, uma vez mais, manifestar os nossos desejos de um bom trabalho durante a missão de Vossa Excelência em Cabo Verde e de sucessos no desempenho das suas nobres funções.

Seja bem-vindo!