Visita de Estado de SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e esposa a Holanda, dias 10 e 11 de Dezembro de 2018

33

 

Na Segunda-feira, 10 de Dezembro, o Rei Guilherme-Alexandre e a Rainha Máxima dão as boas-vindas ao Presidente Fonseca e esposa, Lígia Fonseca na Praça Dam, em Amesterdão. Após a passagem da revista à guarda de honra, terá lugar uma recepção do Palácio Real, em Amesterdão, em que participam elementos das duas delegações. o Presidente da República depositará uma coroa de flores no Monumento Nacional, na Praça Dam.

Após este acto, o Presidente Fonseca e esposa visitarão o Museu Van Gogh de Amesterdão, acompanhados pelo director, Axel Ruger, e por Willem van Gogh, o bisneto do irmão do pintor, Theo van Gogh.
Seguir-se-á, no Palácio Real, um almoço-encontro com Suas Majestades, momento em que o Rei e o Presidente conversarão sobre as relações bilaterais e a actualidade internacional.

Na parte da tarde, Jorge Carlos Fonseca visitará a Universidade de Amesterdão, onde proferirá uma alocução para a comunidade de estudantes internacionais e holandeses sobre o percurso político do país, o estado económico e social das ilhas e aspectos ligados às relações internacionais do país. Nofinal da tarde, o Presidente e o Rei participam numa Mesa Redonda, no Museu Marítimo Internacional. O evento, organizado pelo North African Business Council, irá permitir empresários e profissionais cabo-verdianos e holandeses, do sector marítimo, trocarem ideias e experiências em áreas ligadas ao mar, energia eólica e turismo sustentável.

Este primeiro dia da visita de Estado terminará com um banquete de Estado no Palácio Real.
Na Terça-feira, 11 de Dezembro, o segundo dia da visita, inicia-se com um encontro entre o Presidente Jorge Carlos Fonseca e os Presidentes do Senado e da Câmara dos Representantes. De seguida efectuará visitas ao Tribunal Internacional de Justiça e ao Tribunal Penal Internacional, antes de ser recebido pelo Primeiro-ministro holandês, Mark Rutte. O Primeiro-Ministro oferecerá um almoço ao chefe de Estado cabo-verdiano, no qual aproveitarão para abordar questões sobre a cooperação Cabo Verde-Holanda e igualmente sobre outras questões da actualidade, designadamente o desenvolvimento e o impacto das alterações climáticas nos pequenos estados insulares.

Na parte final da tarde, o Presidente Fonseca visitará o World Port Center, em Roterdão. Aqui, terá a oportunidade de conhecer alguns aspectos da parceria e do trabalho realizado pelas polícias holandesa e cabo-verdiana no combate ao crime. Irá também encontrar-se com elementos da polícia holandesa de origem cabo-verdiana e visitará os serviços de controlo de emergência. Jorge Carlos Fonseca e o Rei terão, depois, um encontro com representantes de associações cabo-verdianas no Estádio Sparte de Roterdão, momento em que assistirão à assinatura de um acordo de cooperação entre as federações de futebol de Cabo Verde e da Holanda. Visitarão uma escola de futebol, antes de um encontro com representantes da primeira geração de emigrantes cabo-verdianos na Holanda, bem como um grupo de empresários cabo-verdianos estabelecidos neste país. Actividades que terão lugar nesta cidade que alberga mais de 20 mil cabo-verdianos.

À noite, o Presidente da República será o anfitrião de um concerto no Cruise terminal (Terminal de Cruzeiros) com a presença de vários artistas cabo-verdianos. O evento cultural crioulo contará com a altíssima presença do Rei e da Rainha da Holanda. Após o espectáculo, o casal real despede-se do Presidente Fonseca e da esposa.