Toast proferido por Sua Excelência Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde

5

Toast proferido por Sua Excelência Dr.Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, por ocasião do Banquete oferecido à Sua Excelência Senhor Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da República da Guiné Equatorial,
15 de Abril de 2019

Excelências,
Senhor Presidente da República da Guiné Equatorial,
Senhor Presidente da Assembleia Nacional e Exma. Esposa,
Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde e Exma. esposa,
Senhores Ministros da Guiné Equatorial e de Cabo Verde aqui presentes,
Ilustres convidados,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

É com muita satisfação que eu e a minha mulher, Ligia Fonseca, acolhemos neste jantar oficial Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da República da Guiné Equatorial, país amigo e membro da nossa Comunidade comum, a CPLP, neste primeiro dia da sua Visita Oficial a Cabo Verde.

Excelência, Senhor Presidente Obiang Nguema Mbasogo, permita-me manifestar a Vossa Excelência e à distinta Comitiva que o acompanha as minhas calorosas boas vindas a estas nossas ilhas, esperando que, durante esta visita, possa vivenciar e sentir o calor fraterno do Povo de Cabo Verde.
Esta Visita Oficial que Vossa Excelência realiza ao nosso País, durante a qual pretendemos aprofundar as nossas relações bilaterais, no momento em que Cabo Verde detém a presidência da Comunidade que nos é comum, a CPLP, reveste-se, para nós, de muito significado e de substancial importância.

Hoje de manhã, durante o largo encontro que mantivemos, sempre num clima de diálogo muito franco, pudemos trocar impressões sobre várias matérias de interesse comum, quer para as nossas relações bilaterais, -mormente no contexto do desenvolvimento futuro da cooperação, politica, económica e empresarial que pretendemos aprofundar, quer no plano do fortalecimento da CPLP.

A Visita de Vossa Excelência oferece, igualmente, uma excelente oportunidade para discussões entre as delegações governamentais, discussões que começaram hoje no Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, sob a co-presidência dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos nossos dois países, o que muito me regozija. Na mesa das discussões estarão matérias importantes para a nossa cooperação bilateral, tais sejam como evitar a dupla tributação; a protecção recíproca de investimentos; o reconhecimento mútuo de cartas de condução; a isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço.

Apraz-me referir aqui também que brevemente estaremos em condições de negociar um acordo de supressão de visto para titulares de passaportes ordinários, o que, sem dúvida, testemunha a vontade e o desejo dos nossos dois países de fomentar um clima propício à mobilidade plena no quadro bilateral, enquanto se espera que tal objectivo também venha a ser atingido ao nível mais alargado da CPLP.
Destaco, igualmente com muita satisfação, as perspectivas que se abrem para a nossa cooperação, especialmente, nas áreas da informatização, indústria farmacêutica, agricultura, energias renováveis, pesca e turismo.

Tivemos a oportunidade de conversar sobre a CPLP, organização de que os nossos países são membros e que queremos seja uma instituição cada vez mais forte, mais prestigiada e com mais impacto positivo na vida dos cidadãos dos países-membros.
Foi uma excelente ocasião que nos permitiu trocar pontos de vista sobre a integração do País de Vossa Excelência na CPLP, processo que eu, na qualidade de Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, pretendo seguir e potenciar.

Na oportunidade, estimulado pela grande determinação manifestada, de forma inequívoca, por Vossa Excelência, na sequência do nosso encontro de hoje de manhã, no sentido de remover importantes obstáculos na senda do progresso politico da Guiné Equatorial reitero a minha total disponibilidade para continuar a contribuir para a plena integração do país de Vossa Excelência na nossa Comunidade, seus princípios e valores. Saúdo, em particular, o propósito claramente manifestado por V.Exa de ver abolida a pena de morte na Guiné Equatorial ainda durante este ano de 2019.

Senhor Presidente e Caro irmão,
Espero e auguro que esta Visita Oficial de Vossa Excelência ao meu país possa constituir um marco importante nas nossas relações, tanto no plano bilateral, quanto no quadro da CPLP ou no plano multilateral mais amplo.
Saúdo todas as Altas Personalidades da Guiné Equatorial e de Cabo Verde, cujas presenças nesta noite, muito nos honra.

Os meus votos de felicidade, saúde e bem-estar aos Povos da Guiné Equatorial e de Cabo Verde.

Antes de terminar, gostaria de convidar todos os ilustres convidados que nos deram a honra da sua presença nesta noite, a fazer um brinde à saúde de Vossa Excelência e da Comitiva que o acompanha.
Muito obrigado.