Mensagem de condolências do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, à Família enlutada do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral – Portugal

1

Mensagem de condolências de SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, à Família enlutada do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral – Portugal

Praia, 03 de Outubro de 2019

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do desaparecimento físico do Professor Diogo Freitas do Amaral, figura de proa da história portuguesa política, nas últimas quatro décadas e meia. Uma vida intensa que começou como fundador do CDS, do qual foi o primeiro presidente, mas também como membro dos governos de Portugal e histórico candidato às eleições presidenciais e como ministro dos Negócios Estrangeiros, já neste século XXI.

Para além de ter sido uma das figuras incontornáveis da democracia portuguesa, gostaria de destacar o brilhante universitário e eminente professor de Direito que foi Diogo Freitas do Amaral, durante trinta anos, na casa onde se formou, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, depois, na faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, de que foi fundador. Ensinou e formou várias gerações, sobretudo nas áreas do Direito Administrativo e do Direito Constitucional.
Portugal perde um dos seus maiores nomes da política e da academia, que contribuiu, sobremaneira, para a consolidação do regime democrático neste país. Muitos foram, também, os alunos cabo-verdianos, tornados depois dirigentes e líderes políticos que passaram pelas suas aulas.

Em meu nome pessoal e no da Nação cabo-verdiana, envio as minhas mais sentidas condolências à família enlutada.

Jorge Carlos de Almeida Fonseca