Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião do Dia Nacional da Rádio.

44

 
 

 

Palácio do Presidente da República, 09 de Dezembro de 2019

“O Dia Nacional da Rádio, e que hoje celebramos, serve para todos reconhecermos a importância que este meio de comunicação tem no nosso quotidiano. Num momento da história da Humanidade em que a comunicação se faz por novas formas, usando as novas tecnologias, vale a pena relembrar o valioso papel da rádio no passado, bem como a sua importância actual, sobretudo em países como Cabo Verde. Companheira de todos, qualquer que seja o seu labor diário, em todos os cantos das nossas ilhas, a rádio sempre teve o papel de unir o país, de tornar as pessoas mais próximas e de ajudar na construção de um país mais informado, ao aprofundar a cidadania e promover as instituições democráticas. É a voz que nos torna mais humanos e solidários, e permite essa cadeia afectiva de palavras e sons, dos sentidos e da imaginação. É graças a todos os profissionais das rádios que sentimos o pulsar do país, diariamente, nas cidades, nas povoações, no campo ouno mar. Por isso, cabe-nos hoje uma palavra especial de reconhecimento e agradecimento para esses homens e mulheres da rádio, viajantes no éter,companheiros invisíveis, nas manhãs, nas tardes, pela noite e madrugadas. As palavras e os sons da nossa terra, que também cruzam os mares até à nossa diáspora.

O meu reconhecimento a todos os profissionais que, em Cabo Verde, engrandecem o país,fortalecem a democracia e alargam a cidadania”.