Praia, 23 de Março de 2020 Mensagem de solidariedade de Sua Excelê…

11

 
 

 

Mensagem de solidariedade de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca dirigida a Sua Excelência, Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, Bruxelas-Bélgica:

Praia, 23 de Março de 2020

Excelência,

É com muita preocupação que tenho seguido a evolução da pandemia do coronavírus, COVID 19 em vários países da União Europeia, bloco ao qual Cabo Verde se sente profundamente ligado por laços históricos, de uma cooperação muito estreita e muito apreciada, de grande amizade e solidariedade, e onde também reside e labuta uma expressiva comunidade cabo-verdiana. Tenho acompanhado com muito pesar os efeitos devastadores que o COVID 19 vem causando em países da União. Nesta hora de grande preocupação para todos nos, gostaria de manifestar, através de Vossa Excelência, toda a minha solidariedade e a do Povo de Cabo Verde, esperando que esta lamentável situação venha a terminar brevemente. Exprimo as nossas mais profundas e sentidas condolências pela perda de tantas vidas humanas ocorridas em países da União Europeia.

Este vírus parece não poupar nenhum país. O meu próprio pais, Cabo Verde, já começou a ser afetado e a sentir os seus efeitos, o que suscita da nossa parte muitos cuidados no controlo e na contenção desse vírus.

Esperando que juntos consigamos ultrapassar esta crise sem precedentes na história recente da humanidade e que, a breve trecho, a Europa consiga reerguer-se das mazelas que essa pandemia acarreta no plano social e económico, queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais alta e distinta consideração.

Jorge Carlos de Almeida Fonseca