MENSAGEM DE S.E. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DR. JORGE CARLOS FONSECA, ALUSIVA AO DIA…

40
   

 

MENSAGEM DE S.E. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DR. JORGE CARLOS FONSECA, ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

12 de Maio de 2020

Criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, celebra-se hoje em todo o mundo o dia internacional, que tem o propósito de homenagear e destacar a importância dos profissionais e a enfermagem.

Entre nós essa importância sempre foi considerada tão relevante que, para muitos, a classe constitui-se na coluna dorsal do sistema de saúde.

Na verdade, o enfermeiro é o técnico que, nas estruturas de saúde, mais tempo está com a pessoa. A sua presença é constante praticamente do nascimento à morte, período durante o qual desenvolve actividades de prevenção e tratamento, o que pressupõe uma relação humana de grande intensidade.

No nosso caso, essa relação assumiu características muito especiais, pois, em decorrência das grandes limitações do sector da saúde, muito especialmente no período colonial, o enfermeiro teve de ser o alicerce do sistema.

Se é um facto que a classe trabalhou com renomados e dedicadíssimos médicos, não é menos verdade que, pelos enfermeiros serem em número maior, pela natureza da sua intervenção, e porque, muitas vezes, eram os únicos técnicos de saúde em ilhas ou concelhos, foram obrigados a ter uma participação permanente.

Em praticamente todos os recantos do país nomes de profissionais de enfermagem que marcaram gerações perduram na memória colectiva.

Nos dias de hoje, através do seu dinamismo, da exigência de maior acesso ao conhecimento e ao reconhecimento, a classe de enfermagem está empenhada em contribuir para a definição das grandes linhas orientadoras do sistema nacional de saúde.

Com o saber acumulado através da licenciatura – que abarca a quase totalidade dos enfermeiros – e da pós graduação e, sobretudo, da vivência do dia a dia, os enfermeiros cabo-verdianos pretendem, legitimamente, ser parceiros importantes na construção do sistema nacional de saúde.

Esta disponibilidade encerra importância muito particular quando as interrogações são múltiplas no contexto dos grandes desafios que a pandemia do COVID 19 coloca aos sistemas de saúde.

Nesta oportunidade, saúdo, de forma muito calorosa os enfermeiros que, quotidianamente e de forma muito abnegada, se disponibilizam, de corpo e alma, para o combate a essa epidemia que nos assola.

Feliz dia do Enfermeiro!

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados