Cabo Verde e Irão buscam reforcar e diversificar cooperação em áreas estratégicas

5

Cabo Verde e Irão buscam reforcar e diversificar cooperação em áreas estratégica

O Presidente da República, José Maria Neves, acaba de receber o embaixador do Irão, o Senhor Hassan Asgari, residente em Dakar, com o qual discutiu as possibilidades de reforço e consolidação da cooperação bilateral.

Entre as áreas onde o Irão poderá dar um forte apoio estão a agricultura inteligente, que consiste na introdução de novas tecnologias na melhoria de sementes, na irrigação etc, para potenciar a produção agrícola, domínio em que aquele país tem conseguido grandes avanços.

Outras áreas em que o irão tem registado avanços notáveis têm a ver com as novas tecnologias, particularmente a nanotecnologia, a biotecnologia e fabrico de equipamentos hospitalares e que quer colocar à disposição do nosso país.

As trocas comerciais têm também posição de relevo nas preocupações de ambos os países, com o embaixador a sublinhar os contatos feitos com as câmaras de comércio cabo-verdianas para promover a participação de empresas nacionais nas feiras e exposições no seu país.

Ambos os países gozam de localizações estratégicas nas suas respetivas regiões e importa tirar proveito dessas potencialidades e transformá-las em vantagens competitivas para ambos os países.

#CaboVerde #Irão #CooperaçãoBilateral #AgriculturaInteligente #Tecnologia #Nanotecnologia #Biotecnologia #Comércio #ParceriaEstratégica