PR recebe jornalista da BBC de ascendência cabo-verdiana

45

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu esta manhã, a notável jornalista franco-cabo-verdiana Anne Marie Dias Borges, da renomada BBC de Londres – Reino Unido. Uma oportunidade para uma abordagem visando o reforço da participação da diáspora cabo-verdiana no desenvolvimento do país.

José Maria Neves aproveitou para felicitar a jornalista com raízes em Calheta de São Miguel pela distinção, em 2020, entre as 100 Mulheres Mais Influentes de África e a número seis entre a diáspora africana na Europa.

Em declarações à Imprensa, após a audiência, Anne Borges deixou uma mensagem de motivação aos jovens quadros de que “ninguém pode atrasar uma pessoa que nasceu para vencer”, apontando como receitas para o sucesso o foco nos objetivos e muito trabalho.

No seu caso, conta que, aos 17 anos, emigrou da França para Inglaterra para alcançar novos horizontes. Depois de entrar para um programa de estágio da BBC, foi selecionada como assistente de direção e com muito trabalho, ainda antes dos 25 anos, tornou-se na mais jovem produtora da emissora.

Pelo meio teve que enfrentar os desafios associados ao género, por ser mulher num mercado laboral liderado por homens, e à condição de ser da diáspora africana.

Em termos comparativos, Anne destaca Cabo Verde pelo alto índice de democracia, liberdades e excelência do processo eleitoral.