PR desloca-se a Portugal para as celebrações do Cinquentenário do 25 de Abril

5

O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se, na madrugada desta quarta-feira, 24, a Portugal, para participar nas celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, juntando-se aos demais Chefes de Estado das antigas colónias portuguesas em África, a convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Na tarde de quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, José Maria Neves fará, ao lado dos homólogos de Portugal, dos PALOP e de Timor Leste, uma intervenção na Cerimónia Oficial que assinala o acontecimento de especial significado para Portugal e os países de expressão portuguesa, enquanto marco de uma história comum que pôs fim à ditadura em Portugal e impulsionou os movimentos pela independência.

Já amanhã, o Chefe de Estado será outorgado com o título de “Professor Honoris Causa”, pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), ato que terá lugar pelas 15h30, no Auditório do Campus Educativo Dr. Augusto Pais Martins.

Com esta distinção, o instituto pretende destacar “o mérito do trabalho desenvolvido pelo Dr. José Maria Neves em prol do desenvolvimento de Cabo Verde, primeiro durante 15 anos na qualidade de Primeiro Ministro, e agora na qualidade de Presidente da República”. Nisso, a instituição portuguesa de ensino superior enaltece o seu contributo, particularmente, no acesso e melhoria da educação no país e no reforço da cooperação institucional entre universidades cabo-verdianas e portuguesas.

Nesta deslocação a Portugal, o Presidente da República também participa, amanhã, nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril no Município do Seixal, comunidade com uma expressiva presença de cabo-verdianos.

O Chefe de Estado fará ainda, no dia 26, uma visita a Sines, onde terá uma Conversa aberta com os dirigentes da Associação Cabo-verdiana local, na sede da Associação, encontra-se com a comunidade e descendentes e visita o Bairro Amílcar Cabral.

Em Sines, José Maria Neves será, ainda, recebido pelo Presidente da Câmara Municipal.