No Dia Internacional dos Museus PR prestigia a inauguração da Exposição de António Soares, “sem título”

9

O lema de São João da Madeira é “Labor – Cidade do Trabalho”. A cidade é conhecida, em Portugal, pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado. É reconhecida no país como a “Capital do Calçado”. Nesta urbe localizada na sub-região da Área Metropolitana do Porto, José Maria Neves, no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, esteve na inauguração de uma exposição de ilustração do artista internacional António Soares, denominada, Sem Título.

António Soares é ilustrador de moda e tem-se também dedicado à ilustração de calçado. A exposição “António, sem título” reúne mais de duas dezenas de ilustrações que criou a partir de calçado de designers nacionais e internacionais. As suas ilustrações têm sido apresentadas pela grande imprensa internacional como The New Yorker, Marie Claire e Vogue.

Soares é formado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e percebeu ainda jovem que o desenho seria a base de todo o seu processo criativo. É quando integra a equipa do CITEX, que inicia o seu percurso na ilustração de moda. Ilustrou criações de autores nacionais como Alexandra Moura, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Nuno Gama e Luís Onofre. Trabalhou diretamente com a Chanel, Fendi e Karl Lagerfeld. Há um romantismo subjacente a todo o seu trabalho.