Cabo Verde recebe a visita do Presidente da República do Senegal

11
Cabo Verde recebe, nesta sexta-feira, 24 de maio, a visita de Sua Excelência o Presidente da República do Senegal, Sr. Bassirou Diomaye Diakhar Faye, no quadro de um périplo por países da África Ocidental, depois de assumir a mais alta função de Chefe de Estado, na sequência da sua eleição nas Presidenciais de 24 de março.
 
Bassirou Diomaye Faye responde, assim, ao convite que lhe foi formulado pelo Presidente da República José Maria Neves por altura da sua investidura no cargo, a 2 de abril, no qual o Presidente cabo-verdiano representou o país, ao mais alto nível, expressando toda a abertura e interesse de Cabo Verde em estreitar os históricos laços de amizade e cooperação com o Senegal, o país mais próximo das Ilhas, e no quadro da sub-região africana.
 
Mais do que um quadro de boa vizinhança, Cabo Verde e Senegal pautam por uma relação secular de irmandade e solidariedade, impulsionada, de forma particular, por uma significativa comunidade de Cabo-verdianos no Senegal e outra de senegaleses em Cabo Verde, que contribuem para o crescimento do respetivo país de acolhimento com a sua força de trabalho, a sua rica cultura, reforçando as tradicionais áreas de cooperação como o comércio, a educação, a saúde e os transportes.
 
O Presidente Senegalês vem a Cabo Verde, nesta visita de trabalho, acompanhado por uma expressiva delegação, integrada pela ministra da Integração Africana e dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Energia, do Petróleo e das Minas, o Ministro das Infraestruturas e dos Transportes Terrestres e Aéreos e o Ministro da Indústria e do Comércio, áreas com forte potencial para o reforço de parcerias visando o desenvolvimento de setores chaves, particularmente para Cabo Verde.
 
Bassirou Diomaye Diakhar Faye chega ao país às 10h30 da manhã desta sexta-feira. A visita inicia-se, às 11H00, com o acolhimento pelo homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, e as Honras Militares no Palácio do Presidente da República.
 
De seguida, José Maria Neves e Bassirou Diomaye Diakhar Faye mantêm um Tête-à-Tête, ao que se segue uma Conversação entre as delegações dos dois países.
Os dois Chefes de Estado proferem, na sequência, uma Declaração à Imprensa, conjunta, por volta das 12h10.
 
O Chefe de Estado do Senegal deixa Cabo Verde à 15h00, rumo à Guiné-Conacri.