O Presidente da República prestou, na tarde desta sexta-feira, sentida homenagem à I Governo da República e deputados da I Legislatura, geração fundadora que, com coragem moral, visão estratégica e elevado sentido de missão, aceitou o inédito desafio de edificar uma Nação a partir da vontade coletiva de um povo determinado a ser livre, digno e soberano.
O ato teve lugar no mesmo recinto e à mesma hora em que, há 50 anos, se realizou a primeira sessão legislativa da República — momento em que o Comandante Pedro Pires foi nomeado Primeiro-Ministro.
“Neste dia de memória e reconhecimento, a República recolhe-se num gesto de profundo respeito. Evoca os seus fundadores, honra o seu legado e afirma, com gratidão, o percurso trilhado até aqui”, enalteceu o Chefe de Estado, na presença do Corpo Diplomático, de representantes das bancadas parlamentares e de distintas entidades nacionais.
Em nome dos membros do primeiro Governo, o Comandante Pedro Pires evocou os seus companheiros de luta — Aristides Pereira, Abílio Duarte e Lineu Miranda — lembrando que, à época, assumiram com destemor e audácia a patriótica missão de abrir caminho para a construção de um jovem país devastado, proeza que merece, ainda hoje, o mais profundo reconhecimento e respeito.
Em nome dos deputados da I Legislatura, o Manuel Pereira resgatou o contexto árduo que envolveu a luta pela independência, recordando marcos como a greve geral da Administração Pública, ocorrida em 1974, e outros episódios que antecederam o histórico 5 de Julho.
Passado meio século, novos desafios se impõem. Ainda assim, deixou um apelo à juventude: que jamais desistam da Pátri, pois, com esforço e determinação, vencerão.
Leia o discurso do Presidente da República, na íntegra, aqui:
Discurso de Sua Excia. Presidente da República, Dr. José Maria Neves, por ocasião do ato de homenagem ao Governo e deputados da 1° Legislatura