Encontro com Papa Francisco: PR destaca reforço da cooperação bilateral e necessidade de esforços conjuntos para questões globais

5

Um momento luminoso e de inspiração para ajudar Cabo Verde a construir um país onde as pessoas vivam com mais dignidade. Assim descreve o Presidente da República o encontro mantido, esta manhã, no Vaticano, com o Papa Francisco, com quem perspetivou o reforço da cooperação bilateral, no quadro do acordo jurídico de 2010, e as grandes questões globais, que requerem conjugação de esforços das lideranças mundiais.

Na ocasião, o Chefe de Estado reiterou a Sua Santidade o convite para visitar as ilhas, no quadro das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde, e o desejo de beatificação de Manuel Costa Ríos, mais conhecido por negro Manuel, que partiu de Cabo Verde para a Argentina, no século XVII, e se tornou guardião de um santuário na localidade de Luján.

Acompanha aqui a entrevista do Mais Alto Magistrado da Nacional à Jornalista Dulce Araújo, da Rádio Vaticano, logo após a audiência, desta manhã, com o Papa Francisco e o encontro com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Santo Padre.

José Maria Neves deixou, durante a conversa, uma mensagem à Diáspora cabo-verdiana na Itália, que também merecerá uma atenção especial do Chefe de Estado nesta visita de trabalho que prossegue até segunda-feira.