Em plena tarde deste sábado, muitos foram os cabo-verdianos, já na quarta geração, que fizeram questão de deslocar-se ao Mosteiro de Santa Clara para encontrar-se e saudar o Chefe de Estado, José Maria Neves, que se reuniu com a nossa comunidade em Nápoles no quadro desta visita à Itália.
O encontro contou com as presenças do Embaixador de Cabo Verde em Itália, o Cônsul Honorário em Nápoles, Giuseppe Ricciulli, a Conselheira da República, Maria Ilena Rocha, e representantes das comunidades da Polónia, Ucrânia e Sri Lanka.
Precisamos da Diáspora e de todos os cabo-verdianos para fazer o país progredir mais depressa, instou José Maria Neves aos presentes, apontando a economia azul e as energias renováveis como áreas atrativas para investimentos no país.
A comunidade, por sinal, muito bem integrada, quer saber mais sobre como participar no desenvolvimento das ilhas e pede acordos bilaterais CV/ Itália para reconhecimento de documentos como a Carta de Condução e alternativas ao acesso online a documentos, além de uma casa de Cabo Verde em Nápoles.
A cidade costeira aposta forte no turismo. Faz todo sentido a dinamização de uma cooperação descentralizada com a região, a nível do poder local em Cabo Verde, para um impulso ao turismo nas nossas ilhas.