Cabo Verde e Espanha vislumbram boas perspetivas de reforço de cooperação

35

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu no final da tarde desta terça-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Reino da Espanha, o Senhor José Manuel Albares, em mais um importante momento de reforço do diálogo e cooperação com um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. Albares foi portador de uma mensagem do Rei Filipe VI ao presidente da República.

Esta visita do Ministro espanhol a Cabo Verde vem na continuidade dos diálogos estabelecidos entre o Presidente Neves e o Rei Filipe VI e, também, com o Presidente do Governo do Reino de Espanha, Pedro Sanches, aquando da visita de trabalho do Chefe de Estado cabo-verdiano àquele país amigo, em abril ultimo.

Na ocasião, José Maria Neves encontrou-se, também, com o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sanches, com o qual abordara a possibilidade do reforço das relações bilaterais em vários domínios, com especial enfoque na economia azul.

Na ocasião, O Presidente Neves abordara as possibilidades de reforço das relações de amizade e cooperação, sobretudo, em áreas como a economia azul, o combate à desertificação, a água, a preservação do Património Cultural e redinamização da Conferência dos Arquipélagos da Macaronésia.  

Outro tema tratado, na altura, com o Chefe do Governo espanhol tem a ver com a preparação de uma cimeira entre o Governo de Madrid e os países da África Ocidental para abordar temas como a segurança no Golfo da Guiné, migrações e apoio ao desenvolvimento da região.

A Espanha, recorde-se, é já um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. É, por exemplo, como refere o próprio governo espanhol, o primeiro cliente e o segundo fornecedor de Cabo Verde dentro da União Europeia, além do nosso país ser o terceiro destino dos investimentos espanhóis na África subsaariana, com destaque para os setores da pesca e do turismo.