Outro tema importante da entrevista ao programa “Outro Olhar” da RCV, e num momento em que o país celebra o Cinquentenário da Independência Nacional, o Presidente da República insta a uma discussão sobre o futuro da nossa jovem Nação. José Maria Neves sublinha a necessidade de uma visão de longo prazo para garantir um Cabo Verde moderno, próspero e com oportunidades para todos.
Ao jornalista Júlio Vera Cruz, o Chefe de Estado enfatizou que, embora Cabo Verde tenha feito progressos significativos nos últimos 50 anos, continuar a fazer “mais do mesmo” pode levar a um retrocesso.
Neves apela aos cabo-verdianos, à sociedade civil e aos cidadãos para refletirem sobre o país que desejam para os próximos 50 anos, destacando a importância “de garantir um outro equilíbrio entre o Estado e a sociedade civil e a cidadania, porque é fundamental esse equilíbrio para garantirmos no futuro as liberdades”.
Adentro essa perspetiva, o Presidente da República propõe o lema “Novas possibilidades Cabo Verde 2075” como tema central das comemorações da Semana da República, que acontece entre 13 e 20 de janeiro.
Mais uma vez, o Mais Alto Magistrado da Nação insiste na necessidade de construir consensos e pactos para melhorar radicalmente os serviços como a saúde e a educação, e melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos, aproveitando as capacidades da Diáspora e explorando as novas tecnologias como a inteligência artificial.
O desejo de José Maria Neves é de que a sociedade civil se mobilize não apenas para celebrar o passado, mas para criar cenários de futuro e abrir novas avenidas para a construção de um Cabo Verde melhor. A mensagem de fim de ano de Neves refletirá essa visão, incentivando todos a pensar nas novas possibilidades para o país até 2075.
A Presidência da República deverá anunciar, em breve, o programa detalhado e o subtema da Semana da República, alinhados com o lema “Novas possibilidades Cabo Verde 2075”.